Ana Maria Braga revela que passou por cirurgia para retirada de tumor

Ana Maria Braga revela que passou por cirurgia para retirada de tumor


Em desabafo no "Mais Você", Ana Maria Braga revelou nesta segunda-feira (14) que passou recentemente por uma cirurgia para retirada de um tumor cancerígeno no pulmão esquerdo.
"Eu fiz a tomografia, fiquei enfiada na máquina, fizeram [o exame] de novo. O doutor falou, 'Melhor ligar para o seu médico, achamos uma coisa pequena, de 6 milímetros'", contou."[O médico disse] 'É um início de um tumor cancerígeno'", relembrou. A apresentadora, que descobriu o tumor durante uma semana que havia tirado para descansar, disse ainda que não precisou passar por quimioterapia e nem radioterapia.
Ana Maria, que já passou por dois cânceres, um de pele e outro de intestino, disse ter ficado "estática" com o anúncio do médico. "Eu tinha tirado uma semana [de folga] para passear. Aproveitei para a ir para internação. E operei numa manhã de sexta-feira", disse.
Reprodução/Instagram/anamaria16
Ana Maria Braga agradeceu apoio de fãs
A apresentadora relatou que fez o exame a pedido de "seu companheiro", Bill, pois queria começar a fazer ginástica. "Foi um anjo da guarda na minha vida. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta no [hospital] Albert Einstein para saber se estava tudo bem. Eu já tinha feito exame há cinco meses, então achei que não precisava", falou. "Poderia estar até hoje sem saber que estava com problema do pulmão. Câncer de pulmão não tem nenhum sintoma, e por isso é tão difícil combatê-lo depois", acrescentou.
Ana Maria contou, ainda, que resolveu compartilhar o susto que levou com os telespectadores a fim de alertá-los para os problemas decorrentes do vício do tabagismo, e revelou, também, que está sem fumar desde outubro. "Em setembro fiquei na dúvida... Estava sem condições físicas, estava debilitada. Preferi estar bem para poder falar como um alerta, para todos que queiram viver mais e com mais saúde", declarou ela, que se emocionou ao receber sua equipe médica para falar sobre o vício em cigarro.
Mais tarde, a apresentadora agradeceu o carinho dos fãs por meio de seu Instagram. "Reside na amizade a força para se modificar tristezas e compartilhar alegrias! Obrigada por todas mensagens de carinho!!", escreveu.
"Guerreira e generosa"

Ana Maria recebeu o apoio de Fátima Bernardes, que elogiou a decisão dela de falar sobre o problema que enfrentou.

"Você é guerreira e generosa em dividir sua história com o público. O seu exemplo vai ajudar outros a parar de fumar", escreveu a apresentadora do "Encontro" em sua conta do Instagram.

No "Vídeo Show", Monica Iozzi e Otaviano Costa, que receberam Ivete Sangalo como convidada, disseram que Ana foi corajosa e teve como mérito conscientizar os telespectadores com o seu depoimento.

Luta contra o câncer

Almeida Rocha/Folha Imagem
Ana Maria volta ao trabalho em março de 2002 após se afastar para tratamento de um câncer no reto
Ana Maria enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer detectado na virilha e no reto. A apresentadora passou por sessões de quimioterapia e, um mês após se afastar de seu programa, voltou ao ar, ao vivo, para dizer que estava curada.

Em 2009 ela lançou o livro "A Força da Fé", no qual relata como lidou com a doença.


"Tive um momento de revolta quando foi diagnosticado o meu segundo câncer, porém, hoje, penso diferente. Acho que é uma experiência que nunca termina e o mais importante é a lição de vida que você tira dos acontecimentos trágicos que acontecem na sua vida. Para mim, o câncer me deu a certeza da finitude e isso me fez passar a ver a vida com muito mais sensibilidade", disse no livro.

Comentários